segunda-feira, 6 de junho de 2011

Afinal Franco não era ditador!

De acordo com a Real Academia de História (academia espanhola), o General Francisco Franco não foi um ditador, apenas um pouco "autoritário". Aqueles que lutaram contra a ditadura não era democratas nem anti-fascistas, eram antes "terroristas".

Esta é a abordagem que a Real Academia de História faz relativamente a indivíduo que afirmou que enviaria um milhão de homens em apoio a Hitler. É verdade que o Rei de Espanha, Juan Carlos, foi educado pelo general Franco, mas não deveria existir promiscuidade entre o meio académico e o político. Com uma breve pesquisa, em fontes académicas, verificamos que Franco liderou uma ditadura sendo esta de carácter fascista.

Ainda mais ridículo é chamar de terroristas aqueles que lutaram contra o regime. Em primeiro lugar é estar a chamar terroristas à população que apoia a democracia espanhola. Depois verifica-se um profundo pragmatismo que leva ao ridículo. Não é por acaso que a ONU não tem um definição para terrorista. Ao que parece a Real Academia de História tem! É verdade que os espanhóis anti-franquistas usaram técnicas terroristas, mas isso aconteceu pois era a única tática, associada à possibilidade de guerrilha, que podiam utilizar.  

1 comentário:

  1. FALA SÉRIO.... se Franco não era um ditador, quem seria??? Quando a gente pensa que já leu de tudo.... ainda tem mais para ler nesse mundo! Que Deus nos defenda!

    ResponderEliminar