quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Khadafi conseguiu lançar um míssil SCUD

Pela primeira vez desde que começou a revolta na Líbia, as forças leais ao coronel Kadhafi dispararam um míssil “SCUD”, mas este caiu no deserto sem provocar estragos. O disparo do míssil ocorre numa altura em que a balança parece estar a pender a favor dos rebeldes. Nas últimas semanas estes recomeçaram a avançar rumo a Tripoli pondo, aparentemente, fim a um impasse que durava há vários meses.

 


Segundo o Pentágono, o lançamento do SCUD foi detetado pelas forças dos EUA no domingo de manhã. O míssil foi lançado de um ponto localizado a oitenta quilómetros a leste de Sirte, a cidade natal de Kadhafi, e aterrou no deserto oitenta quilómetros a leste da cidade de Brega que se encontra em poder dos insurretos.

Os militares americanos acreditam que o SCUD tinha como alvo as áreas residenciais de Brega, conquistadas na semana passada pelas forças rebeldes, mas não há certezas absolutas pois este tipo de míssil não é uma arma de precisão. O terminal petrolífero, a refinaria e o porto, que dão à cidade a sua importância estratégica, estão ainda nas mãos das forças leais ao coronel. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário